IDENTIDADE POÉTICA DE LÍVIA NATÁLIA

Autores/as

Palabras clave:

identidade, poesia, escritoras negras, literatura afro-brasileira contemporânea

Resumen

O presente artigo oferece um estudo crítico da poesia de Lívia Natália, com foco nas características que distinguem a sua obra criativa no âmbito da literatura afro-brasileira contemporânea. Ao explorar a tematização de suas experiências, do arquivo cultural afro-brasileiro e da subjetividade negra, a leitura atenta dos poemas indica as implicações éticas de sua perspectiva poética para o contraditório contexto racial brasileiro. A articulação criativa de uma linguagem antirracista e a exploração dos sentidos de suas vivências evidenciam a complexidade da identidade poética de Natália.

Biografía del autor/a

Felipe Fanuel Xavier Rodrigues, Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM)

Felipe Fanuel Xavier Rodrigues é professor adjunto de línguas e literaturas na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM). Pós-Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa FAPERJ Nota 10 (2017). Doutor em Literatura Comparada pela UERJ (2016). Realizou estágio de doutorando no Dartmouth College, EUA, com bolsa CAPES/Fulbright (2014-2015). Suas pesquisas se dedicam às literaturas e culturas de origem africana nos mundos lusófono e anglófono.

Publicado

2024-06-10

Cómo citar

Fanuel Xavier Rodrigues, F. (2024). IDENTIDADE POÉTICA DE LÍVIA NATÁLIA. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 23(43), 20–31. Recuperado a partir de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/611

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a