ENEIDA MARIA DE SOUZA: UMA INFLUÊNCIA SEM ANGÚSTIA

Autor/innen

Schlagworte:

Teoria Literária., Eneida Maria de Souza., Biografia., História Oral., Influência.

Abstract

RESUMO: Toda grafia da vida aflora aqueles que ficaram grafados em nós. Este ensaio retoma uma trajetória teórica influenciada por uma das grandes críticas literárias brasileiras: Eneida Maria de Souza. As leituras de Crítica Cult – principalmente do artigo Notas sobre a crítica biográfica – e de Pedro Nava: o risco da memória, entre outros artigos de autoria da intelectual mineira, transcorreram por outros textos que dialogam com a Literatura e a História. Em um breve trajeto teórico-biográfico, reflete-se sobre o esfumaçamento dos limites entre gêneros textuais e a convergência entre construções teóricas de diferentes áreas do conhecimento, assim como sobre a marca deixada por “poetas-críticos fortes”.

 

Autor/innen-Biografie

Sandra Regina Chaves Nunes, Universidade de São Paulo, Faculdade de Tecnologia de Cotia, São Paulo, SP

Pós-Doutorado  em  Teoria  Literária,  pela  Universidade  Federal  de  Minas Gerais, e em História Social pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do  Diversitas/USP  e  Professora  do  Programa  de  Pós--Graduação  em  Humanidades,  Direitos  e  outras  Legitimidades,  da  USP. Professora de Literatura e Dramaturgia, da Fundação Armando Álvares Penteado e de Comunicação e Expressão da Fatec.  Líder do Grupo de Pesquisa de  Estudos  Arte, Cultura e Subjetividade. Autora do ensaio biográfico sobre Murilo Rubião, em <www.murilorubiao.com.br>. Autora do  blog  História  Fotografada,  História  (Com)Partilhada,  <https://historiafotografada.wordpress.com/>.

     

Veröffentlicht

2024-07-11

Zitationsvorschlag

Nunes, S. R. C. (2024). ENEIDA MARIA DE SOUZA: UMA INFLUÊNCIA SEM ANGÚSTIA. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 25(50), 59–66. Abgerufen von https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/730

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS

Ähnliche Artikel

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.