ARQUIVOS NOS ESTUDOS DE CRÍTICA GENÉTICA: QUESTÕES CONCEITUAIS E ESTUDOS DE CASO NOS ACERVOS DE MÁRIO DE ANDRADE E OTTO STUPAKOFF

Autores/as

Palabras clave:

instituição;, organização;, documentos de processo;, literatura;, fotografia

Resumen

Este artigo trata de arquivos que salvaguardam diferentes tipos de materialidades de artistas e suas relações com os processos criativos, vistos a partir dos pressupostos da crítica genética. Inicialmente, são apresentados os arquivos como documentos de processo. Em outro momento, há os estudos de caso dos acervos de Mário de Andrade (IEB-USP) e Otto Stupakoff (IMS), no intento de compreender o que os conjuntos revelam para os estudos do processo de criação. Por fim, são abordados determinados aspectos dos arquivos para enfatizar os conflitos que envolvem sua própria existência e organização.

Biografía del autor/a

Aline Novais de Almeida, Universidade de São Paulo

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo

Edson do Prado Pfutzenreuter, Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas

Professor Associado do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas

Patrícia Kiss Spineli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Publicado

2024-07-03

Cómo citar

Almeida, A. N. de, Pfutzenreuter, E. do P., & Spineli, P. K. (2024). ARQUIVOS NOS ESTUDOS DE CRÍTICA GENÉTICA: QUESTÕES CONCEITUAIS E ESTUDOS DE CASO NOS ACERVOS DE MÁRIO DE ANDRADE E OTTO STUPAKOFF. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 24(46), 143–158. Recuperado a partir de http://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/670

Número

Sección

ARTIGOS

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