A LITERATURA COMO LUGAR DE MEMÓRIA: UMA ANÁLISE DE MUITO LONGE DE CASA, DE ISHMAEL BEAH

Autores

Palavras-chave:

memória;, arquivo;, crianças-soldado;, literatura;, Ishmael Beah

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre memória e arquivo a partir da análise da obra Muito longe de casa: memórias de um menino-soldado, de Ishmael Beah (2015), em que o autor narra a sua trajetória desde o assassinato de sua família durante a Guerra Civil de Serra Leoa até a sua fuga para os Estados Unidos, depois de ter sido forçado a atuar como soldado no conflito. A partir de perspectivas teóricas de Heloísa Bellotto e Terry Cook acerca da natureza do arquivo e de Márcio Seligmann-Silva, Walter Benjamin, Paulo Ricoeur, Michael Pollak e Diego Antonello em relação às operações da memória no testemunho do trauma, examinaremos a narrativa de Beah considerando a literatura como um lugar de memória (Nora, 1993).

Biografia do Autor

Shirley de Souza Gomes Carreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Shirley de Souza Gomes Carreira possui Graduação em Letras, Português- Inglês, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Literatura Comparada (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ (2004-2005). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/ BASis, INEP e do Banco de Consultores Ad Hoc da FUNADESP e da FAPERJ. Como ensaísta, tem trabalhos publicados em livros e periódicos do Brasil, México, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra. Sua produção ensaística aborda os seguintes temas: pós-colonialismo, questões de identidade e de gênero, estudos culturais, diásporas, multiculturalismo e a produção textual dos escritores migrantes. Sua pesquisa atual focaliza as relações entre identidade cultural, memória e deslocamentos. Exerceu a função de professor adjunto-doutor I na Universidade do Grande Rio por 12 anos, onde também foi Coordenadora do Curso de Letras, Coordenadora do Curso de Especialização em Língua Inglesa, Coordenadora Pedagógica do Núcleo Multidisciplinar de Educação a Distância e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras e Ciências Humanas. É fundadora e faz parte do conselho editorial da Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades da UNIGRANRIO. Atua também como investigadora convidada do Centro de Estudos Linguísticos, Comparados e Multimédia da Universidade Autónoma de Lisboa. Foi Coordenadora Institucional do Pibid UNIABEU, Coordenadora do Programa de Apoio à Pesquisa e Pró-Reitora Acadêmica da UNIABEU, onde também lecionou no Curso de Letras e exerceu a função de editora-gerente dos periódicos UNIABEU e de editora-chefe da Revista e-scrita, do curso de Letras, e da Revista UNIABEU. Pesquisadora do Laboratório Multidisciplinar de Estudos de Memória e Identidade da Uniabeu, fomentado pela FAPERJ. Atualmente, é Professora Adjunta da UERJ(FFP) e integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Letras e Linguística da UERJ. Foi editora -chefe da revista SOLETRAS, da UERJ, de 2017 a 2021. É autora/organizadora (em parceria com o Dr. Paulo César Silva de Oliveira) de Memória e Identidade (Edições Galo Branco, 2012; Diásporas e deslocamentos: travessias críticas (Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas; FAPERJ, 2014) e Poéticas do contemporâneo (Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014). É líder do grupo de pesquisa Poéticas da diversidade, cadastrado no CNPq. É editora-chefe da Revista e-scrita, desde maio de 2021 e bolsista do Prociência UERJ/FAPERJ desde agosto de 2020. Tornou-se Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNpq PQ2 em 2021.

Downloads

Publicado

2024-07-03

Como Citar

Carreira, S. de S. G. (2024). A LITERATURA COMO LUGAR DE MEMÓRIA: UMA ANÁLISE DE MUITO LONGE DE CASA, DE ISHMAEL BEAH. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 24(46), 71–84. Recuperado de http://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/665

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.