O IDILIO COMO ESPAÇO DE INTERSECÇAO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA OBRA DE MILAN KUNDERA

Autores

  • Wilton Barroso Filho Universidade de Brasília
  • Maria Veralice Barroso Universidade de Brasília

Palavras-chave:

idílio, literatura, filosofia e romance moderno

Resumo

Em vez de falar em Romance Filosófico, Kundera prefere falar em Romance que Pensa. Se filosofia é a prática do exercício de pensar, todo bom romance pratica a filosofia, porque todo bom romance pensa, dirá o escritor. Sendo assim, o diálogo que direta ou indiretamente, enquanto romancista estabelece com nomes consagrados da filosofia ocidental está longe de uma perspectiva de submissão. Amparado pela noção de idílio cara à ficção kunderiana, este trabalho tem por objetivo trazer à luz da reflexão os diálogos que o escritor, permanentemente, trava com Platão, Aristóteles e Nietzsche

Biografia do Autor

Wilton Barroso Filho, Universidade de Brasília

Professor Associado, Departamento de Teoria Literaria, Departamento de Filosofia.

Programa de Pós-Graduação em Literatura, Programa de Pós-Graduaçnao em Metafísica.

Trabalhando em uma zona de interface Filosofia Literatura e em Estudos Comparados

Maria Veralice Barroso, Universidade de Brasília

Secretaria de Educação do Distrito Fedral
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Epistemologia do Romance.
Programa de Pós-graduação em Metafísica
Universidade de Brasília

 

Doutora em Literatura, Universidade de Brasília

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Publicado

2024-06-01

Como Citar

Filho, W. B., & Barroso, M. V. (2024). O IDILIO COMO ESPAÇO DE INTERSECÇAO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA OBRA DE MILAN KUNDERA. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 19(31), 96–110. Recuperado de http://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/454

Edição

Seção

ARTIGOS

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