EXÍLIO, TRADUÇÃO E ANTROPOFAGIA NA LITERATURA MUNDIAL

Auteurs

  • Alice Maria de Araujo Ferreira Instituto de Letras da Universidade de Brasília
  • Tarsilla Couto de Brito Departamento de Estudos Literários Faculdade de Letras Universidade Federal de Goiás

Mots-clés :

Mundialidade, Tradução, Antropofagia, Literatura Comparada, Crítica do exílio

Résumé

O objetivo desse artigo é apresentar e discutir aquilo que poderia ser chamado de crítica do exílio, crítica fundamentada nos estudos de tradução. Partimos do conceito de Literatura Mundial, proposto por Goethe, que depende da tradução entre literaturas nacionais para realizar-se. A partir das concepções de tradução de Benjamin e Glissant, desenvolvemos uma reflexão sobre as fronteiras dos estudos literários e dos estudos de tradução na atualidade e verificamos a ressignificação da ideia de Literatura Mundial. Recorremos, então, ao conceito de Mundialidade de Said para chegar à metáfora do Exílio como prática de leitura literária atenta ao contato entre línguas sem cair, contudo, nos identitarismos que substituíram os nacionalismos ao longo do século XX.

Bibliographies de l'auteur

Alice Maria de Araujo Ferreira, Instituto de Letras da Universidade de Brasília

Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução

Tarsilla Couto de Brito, Departamento de Estudos Literários Faculdade de Letras Universidade Federal de Goiás

Professora de Teoria Literária e Ensino de literatura na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre e Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2005, 2013). Pesquisa e orienta trabalhos sobre os problemas da ficção partir da perspectiva da Literatura Comparada. Integrante-fundadora do grupo de pesquisa "Crítica e Tradução do Exílio"; coordena o grupo de estudos “Desmundo” e colabora com a Rede Goiana de Leitura e Ensino de Poesia.

Téléchargements

Publiée

2024-06-04

Comment citer

Ferreira, A. M. de A., & Brito, T. C. de. (2024). EXÍLIO, TRADUÇÃO E ANTROPOFAGIA NA LITERATURA MUNDIAL. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 20(34), 12–22. Consulté à l’adresse https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/483

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.