O OLHAR QUEER DIANTE DA VIOLÊNCIA, EM TRÊS CASOS DE PERFORMANCE MEXICANA

Autores/as

Palabras clave:

violência, performance, queer, México, política de identidades

Resumen

A partir da análise de três peças de performance – “Buscando a Bruno”, de Lukas Avendaño, “Prietty Guoman”, de César Enríquez Cabaret, e “México exhumado”, de Lechedevirgen Trimegisto –, este ensaio se propõe a discutir alguns elementos que constituem uma política queer diante da violência no México. O objetivo é compreender as propostas desses trabalhos como sendo opostas à política de identidades, à medida que apontam para a construção de um discurso contrário à violência que afeta toda uma comunidade, onde o artista é ao mesmo tempo vítima e porta-voz de outras vítimas contra um perpetrador comum: o sistema patriarcal. Nesse sentido, enfatiza-se a crítica radical ao patriarcado a partir da performance queer, do transfeminismo e do pós-pornô, na qual o dissidente sexo-genérico se significa como um sujeito político para além das agendas da diversidade sexual.

Publicado

2024-06-12

Cómo citar

Ruvalcaba, H. D. (2024). O OLHAR QUEER DIANTE DA VIOLÊNCIA, EM TRÊS CASOS DE PERFORMANCE MEXICANA. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 23(44), 222–236. Recuperado a partir de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/635

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