UM OLHAR SOCIOLÓGICO SOBRE A TRADUÇÃO

Autores/as

  • Lana Beth Ayres Franco de Araújo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Márcia Amaral Peixoto Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Palabras clave:

Sociologia da tradução, Pierre Bourdieu, Niklas Luhmann, Bruno Latour, Teoria ator-rede

Resumen

A proposta deste artigo é fazer uma breve apresentação de algumas das principais ideias e teóricos que embasam a vertente sociológica dos Estudos da Tradução, a qual entende a tradução como prática social. As traduções estão sempre situadas em contextos sociais, uma vez que os indivíduos que as realizam não só pertencem a um sistema social, como também respondem a instituições sociais dos mais variados tipos, em grande parte responsáveis por selecionar, produzir e distribuir as traduções (WOLF, 2007). Consequentemente, vislumbra-se um diálogo bastante frutífero entre a tradução e a sociologia, disciplina que estuda as interações humanas e as sociedades e pode, portanto, ajudar a compreender de que modo fatos, crenças e práticas, como a tradução, são socialmente construídos (BUZELIN, 2013).

Biografía del autor/a

Lana Beth Ayres Franco de Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Lana Beth Ayres Franco de Araujo, mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ (2014), é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Sua pesquisa, com conclusão prevista para 2020, tem como tema o processo de publicação de livros traduzidos, em que investigará cada etapa do processo contemplado no título, desde a escolha do título a ser adquirido até a disponibilização do produto final no mercado. Tem experiência em revisão de texto e já fez também trabalhos de tradução. Atuou como professora de inglês em cursos livres e em empresas entre 1995 e 2013. 

Márcia Amaral Peixoto Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Marcia A. P. Martins é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, tendo realizado estágio pós-doutoral na Queen Mary University of London em 2012. Tradutora e professora, atua nos cursos de formação de tradutores e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da PUC-Rio. 

 

Publicado

2024-06-04

Cómo citar

Araújo, L. B. A. F. de, & Martins, M. A. P. (2024). UM OLHAR SOCIOLÓGICO SOBRE A TRADUÇÃO. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 20(34), 02–11. Recuperado a partir de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/482

Número

Sección

ARTIGOS