PARA ALÉM DO GLOBAL, DA ORIGEM E DA INFLUÊNCIA: APONTAMENTOS SOBRE O MÉTODO DA COMPARAÇÃO DIFERENCIAL

Autores

Palavras-chave:

Literatura comparada;, Comparação diferencial;, Dinamicidade;, Generecidade;, Culturalidade.

Resumo

Este artigo visa problematizar algumas noções próprias da literatura comparada, firmadas pela crítica e pela teoria literária, assim como intensificar a complexa relação entre o global, o universal e o internacional no confronto com a cultura. Para tanto, recorre-se ao método da comparação diferencial e seus múltiplos modos de conceber a dinamicidade dos gêneros, dos mitos e dos textos em um regime de migrações e de contaminações cada vez mais atrelado à cultura e aos efeitos de sentido por ela reivindicados e produzidos. Busca-se ainda elencar alguns agenciamentos que tornam o texto, o mito e o signo artístico cada vez mais diaspórico, cruzado e fronteiriço.

Biografia do Autor

Alexandre Beigui, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Pós-doutorado em Dramaturgia pela Université de Lausanne - Suíça (Bolsista/CAPES); Doutor em Letras (Literatura Brasileira) pela USP (Bolsista-FAPESP). Atua como Professor Permanente (Coordenador) do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP - PPGAC e no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem da UFOP-PPGEL. Líder do Grupo no CNPq DRAMATIC - Grupo de Pesquisa em Dramaturgia: Teorias, Intermídias e Cena cultural.

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

Beigui, A. (2024). PARA ALÉM DO GLOBAL, DA ORIGEM E DA INFLUÊNCIA: APONTAMENTOS SOBRE O MÉTODO DA COMPARAÇÃO DIFERENCIAL. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 26(51). Recuperado de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/740

Edição

Seção

VARIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.