O RISO E O EROTISMO COMO FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA ESCRITA ROMANESCA DE MILAN KUNDERA

Autores/as

  • Maria Veralice Barroso Secretaria do Estado de Educacão

Palabras clave:

Milan Kundera, erotismo, riso, Don Juan, romance moderno, epistemologia

Resumen

RESUMOO presente artigo, tem por objetivo realizar uma análise do conto Personne ne va rire[1], procurando nele delinear o surgimento do que poderia ser compreendido como um importante componente da espinha dorsal do projeto estético romanesco de Milan Kundera: a personagem de Don Juan. Destacando o riso e o erotismo como elementos constitutivos do donjuanismo, consequentemente, como fundamentos da escrita ficcional kunderiana, intenta-se uma incursão epistemológica pela narrativa Personne ne va rire, buscando, a partir dela, ampliar as possibilidades acerca do que nos é possível saber sobre a existência  quando tomamos por objeto de investigação o espaço literário do romance moderno.


[1] Ninguém vai rir

Biografía del autor/a

Maria Veralice Barroso, Secretaria do Estado de Educacão

Graduada em Leteas, mestrado em teoria Literaria e Doutorado em Teoria Literária- Defendido em 2013 na Universidade de Brasília. Pesquisadora associada ao Grupo  de Pesquisa Epistemologia do Romance, com atividades vinculadas aos Programas de Pós- Graduação de Literatura e Metafísica da Universalidade de Brasília- UnB.

Publicado

2024-06-03

Cómo citar

Barroso, M. V. (2024). O RISO E O EROTISMO COMO FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA ESCRITA ROMANESCA DE MILAN KUNDERA. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 20(33), 51–68. Recuperado a partir de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/475

Número

Sección

ARTIGOS

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