A IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA EM O GUARANI: LITERATURA E MÚSICA EM DIÁLOGO

Autores

  • Maria Auxiliadora Fontana Baseio Universidade de Santo amaro - UNISA
  • Lourdes Ana Pereira Silva Universidade de Santo Amaro – UNISA
  • Marcos Júlio Sergl Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Identidade nacional, O Guarani, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo busca discutir a problemática da identidade nacional na obra O Guarani (1857) - de José de Alencar -, e de sua tradução intersemiótica para a ópera (1870) composta por Carlos Gomes. A obra literária da primeira geração do Romantismo brasileiro é produzida em um contexto diretamente posterior ao da Independência do Brasil, revelando a necessidade de afirmar a identidade nacional. Importa assinalar que o tratamento das duas diferentes obras, no viés dos Estudos Comparados de literatura, não opera por hipóteses de dívida ou fidelidade de um sistema semiótico a outro, privilegia, antes, a relação dialógica entre os sistemas sígnicos, bem como entre as duas áreas do saber:  Literatura e Música.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Universidade de Santo amaro - UNISA

Pós-doutora em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; Doutora em Letras – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa - pela Universidade de São Paulo;Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo.Bacharel em Letras pelo Centro Universitário Ibero-Americano, com Licenciatura Plena em Português-Inglês e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Líder do grupo de Pesquisa: Arte, Cultura e Imaginário, vinculado à Universidade Santo Amaro, e pesquisadora do grupo Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens, vinculado à Universidade de São Paulo. Professora no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e na Faculdade Rudolf Steiner (FRS- São Paulo).

Lourdes Ana Pereira Silva, Universidade de Santo Amaro – UNISA

Professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e do Curso de Comunicação da Universidade de Santo Amaro – UNISA, SP. Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Marcos Júlio Sergl, Universidade de São Paulo

Pós-Doutor em Comunicações e Doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Líder do Grupo de Estudos em Comunicação da Universidade Santo Amaro

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Baseio, M. A. F., Pereira Silva, L. A., & Sergl, M. J. (2024). A IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA EM O GUARANI: LITERATURA E MÚSICA EM DIÁLOGO. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 21(36), 62–78. Recuperado de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/510

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.