“A crítica se surpreende, a ciência compreende”: os impasses da crítica literária no formalismo russo

Autores/as

Palabras clave:

crítica literária, teoria literária, formalismo russo, pós-teoria.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir o nascimento da moderna teoria literária, considerando a Escola Formal como ponto de partida da constituição dos estudos literários como disciplina autônoma. Os primeiros movimentos dos teóricos do Formalismo buscaram compor um corpo conceitual próprio e entender o fenômeno literário como algo emancipado de categorias da sociologia, da filosofia ou da psicologia. Tal esforço produziu resultados originais, mas também gerou impasses que estão na base da crise da teoria literária nos anos 1970 e 1980, momento em que emergem as chamadas pós-teorias, que trouxeram para o centro das atenções elementos extra-literários (gênero, política, perspectiva decolonial). Este artigo argumenta que tais impasses se tornaram evidentes já nos primeiros momentos da Escola Formal, quando ela precisou confrontar sua construção teórica com a prática da crítica literária. Ambas as esferas, ao mesmo tempo em que se retroalimentam, explicitavam as deficiências e limites de cada uma.

Biografía del autor/a

Priscila Nascimento Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade de Letras, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Literatura e Cultura Russa. Realiza estágio de pós-doutorado no Departamento de Letras Orientais da FFLCH-USP, com período de pesquisa na Freie Universität Berlin (Fapesp 2015/17830-1). Realiza pesquisas e traduções nos campos de teoria e literatura russa e psicologia soviética, com foco na obra inicial de Liev Vygótski.

Rodrigo Alves do Nascimento, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo, SP, Brasil

Professor Substituto do Instituto de Artes da UNESP-SP. Formado em Letras pela Unicamp. Mestre e Doutor em Literatura e Cultura Russa pela Universidade de São Paulo. Autor de Tchékhov e os Palcos Brasileiros (Ed. Perspectiva/FAPESP, 2018).

Publicado

2024-06-10

Cómo citar

Marques, P. N., & do Nascimento, R. A. (2024). “A crítica se surpreende, a ciência compreende”: os impasses da crítica literária no formalismo russo. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 23(42), 91–107. Recuperado a partir de http://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/604

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.