LA DISPARITION COMO EXPÊRIENCIA NA LÍNGUA: NOTAS INICIAIS A UMA ANÁLISE DA OBRA SEM A LETRA MAIS FREQUENTE DO IDIOMA

Autores

  • Vinícius Gonçalves Carneiro Sem cadastro

Resumo

O Oulipo é um grupo literário que preconizava a criação e utilização de contraintes à criação literária. Porém, muitos dos estudos sobre suas obras limitam-se a identificar a restrição formal e exaltá-la. Identificando tal pos-tura como nociva a uma melhor compreensão e maior difusão das obras ou-lipianas, este artigo abordará o romance de Georges Perec La disparition [O sumiço], compreendendo sua inter e metatextualidade e as implicações da sua radical proposta literária. Nas citações do romance traduz-se sem o “a”, vogal mais utilizada em português.

Biografia do Autor

Vinícius Gonçalves Carneiro, Sem cadastro

Tradutor e professor leitor da Universidade Paris-Sorbonne. Possui graduação em Letras Francês-Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de doutoramento na UFR de Estudos ibéricos e latino-americanos da Universidade de Paris-Sorbonne – Paris IV (França). Faz parte da equipe dos grupos Paisagens Identitárias na Contemporaneidade (PUCRS) e Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (UnB). Suas áreas de interesse são teoria literária, literatura francesa contemporânea, literatura brasileira contemporânea e crítica literária latino-americana pós-1960. Entre outros textos, publicou os ensaios “Do outro lado do vale: o insólito em Os Malaquias e As miniaturas, de Andrea del Fuego” (Luminara, 2014) e “Pedro Geraldo Escosteguy na história da literatura” (Edipucrs, 2012). Publicou os livros Das luzes às soleiras: perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea (organização com Ricardo Barberena, Luminara, 2014) e Guia de leitura: 100 poetas que você precisa ler (organização com Léa Masina e Ricardo Barberena, L&PM, 2015).

Downloads

Publicado

2024-06-01

Como Citar

Carneiro, V. G. (2024). LA DISPARITION COMO EXPÊRIENCIA NA LÍNGUA: NOTAS INICIAIS A UMA ANÁLISE DA OBRA SEM A LETRA MAIS FREQUENTE DO IDIOMA. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 18(28). Recuperado de http://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/428

Edição

Seção

ARTIGOS