IDENTIDADES, GÊNEROS, SEXUALIDADE E VELHICE EM “MARIETA E FERDINANDO”, DE SÉRGIO SANT’ANNA

Auteurs

  • Rafael Magno de Paula Costa UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná ABRAFIL - Academia Brasileira de Filologia

Mots-clés :

identidades;, gêneros;, homossexualidade;

Résumé

A partir da análise do conto “Marieta e Ferdinando”, investiga-se a composição dos estereótipos masculino e feminino como produtos de condições sociais que determinam certas práticas. O conto reflete sobre um casamento prolongado em que o casal, em especial a mulher, sofre com o desgaste e com a transformação de seus corpos. O relacionamento em declínio proporciona uma fusão entre os atributos que compõe a experiência entre gêneros das personagens. Os papéis desempenhados por cada um sofrem, ao final do conto, uma troca ou transmutação, afetando inclusive seus corpos. Desse modo, verifica-se como a luta constante pelo exercício da sexualidade e pela manutenção da juventude do corpo são fatores que desvelam a artificialidade de determinados padrões de gênero, como algo socialmente construído.

Biographie de l'auteur

Rafael Magno de Paula Costa, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná ABRAFIL - Academia Brasileira de Filologia

Professor pela Unespar (Universidade Estadual do Paraná). Doutor em Letras pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Mestre em Letras pela UEL (Univeridade Estadual de Londrina). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Graduado em Letras Português / Inglês pela FAFIPAR (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá). Graduado em História pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Professor efetivo de inglês pela SEED/PR (Secretaria de Estado da Educação do Paraná). Membro da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos). Sócio-correspondente da ABRAFIL (Academia Brasileira de Filologia).

Téléchargements

Publiée

2024-06-12

Comment citer

de Paula Costa, R. M. (2024). IDENTIDADES, GÊNEROS, SEXUALIDADE E VELHICE EM “MARIETA E FERDINANDO”, DE SÉRGIO SANT’ANNA. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 23(44), 192–202. Consulté à l’adresse https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/633

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles similaires

<< < 1 2 3 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.