O NARRADOR FOFOQUEIRO, A POLCA E UM HOMEM CÉLEBRE

Autores/as

Palabras clave:

Machado de Assis, “Um homem célebre”, conto moderno, fofoca, polca

Resumen

O artigo propõe a leitura de “Um homem célebre”, de Machado de Assis, conto publicado na Gazeta de Notícias em junho de 1888 e recolhido em Várias Histórias, em 1896. A questão abordada é a introdução da fofoca enquanto gênero discursivo, na fala do narrador, o que estabelece uma tensão entre a forma moderna do conto e a dimensão informal da fofoca. Este conflito formal ajuda a desvelar os elementos escondidos do conflito de Pestana, “eterna peteca entre vocação e ambição”.

Biografía del autor/a

Antonio Marcos V. Sanseverino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Antônio Marcos Vieira Sanseverino é professor Associado de Literatura Brasileira no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Realizou doutorado na 1999 em Teoria da Literatura (PUCRS). Bolsista de produtividade 2 do CNPq. 

Publicado

2025-02-17

Cómo citar

Marcos V. Sanseverino, A. (2025). O NARRADOR FOFOQUEIRO, A POLCA E UM HOMEM CÉLEBRE. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 26, e20240988. Recuperado a partir de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/761

Número

Sección

DOSIER

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.