TUDO É MÚSICA: MACHADO DE ASSIS CONTRA RICHARD WAGNER

Autores/as

Palabras clave:

Machado de Assis, Richard Wagner, música, literatura, política

Resumen

Este artigo procura compreender a “teoria da ópera”, formulada no romance Dom Casmurro, como parte da forma de composição machadiana, constante em contos e romances, que se vale da música como metáfora e método estilístico tanto da arte como das relações afetivas e individuais. O percurso do estudo, além disso, pretende avaliar  como as teorias artísticas e musicais em voga entre os contemporâneos, em especial o impacto da estética de Richard Wagner, foi pensada e reelaborada por Machado em sua obra, que apresenta um lugar singular nos debates estéticos do fim do século XIX. Ao fim, em oposição ao projeto grandioso do músico alemão, a noção de lacuna se torna a expressão do tom menor, crítico e irônico da “ópera” machadiana.

Biografía del autor/a

Pedro Alegre, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Teoria Literária pela UFRJ, com uma tese sobre Machado de Assis. Professor do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

Publicado

2025-02-17

Cómo citar

Alegre, P. (2025). TUDO É MÚSICA: MACHADO DE ASSIS CONTRA RICHARD WAGNER. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 26, e20240982. Recuperado a partir de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/758

Número

Sección

DOSIER

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