ENEIDA MARIA DE SOUZA E O HIC ET NUNC DE SUAS NARRATIVAS IMPURAS

Autores/as

Palabras clave:

Eneida Maria de Souza;, Narrativas impuras;, Crítica Literária

Resumen

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe editora) lançou em 2021 o livro de ensaios Narrativas impuras, de Eneida Maria de Souza, com escritos que vão de 2002 a 2019. Os artigos contemplam uma gama extremamente variada de assuntos sobre os quais a autora se deteve nas últimas décadas, de modo que o exercício da crítica biográfica servisse não apenas como forma, mas que este campo crítico fosse igualmente conceituado. Pela perspectiva ubíqua dos artigos encontrados no volume, reveladora do olhar impuro que a crítica brasileira Eneida Souza pousava sobre o campo literário, ressalta-se o quão necessário se faz a leitura desses ensaios sobre culturas, no plural, especialmente em tempos donde se vê em muitos momentos um retorno às formas rígidas de identitarismos e de nação.

Biografía del autor/a

Ana Lígia Leite e Aguiar, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA

 Ana Lígia Leite e Aguiar é professora adjunta de Literatura Brasileira na Universidade Federal da Bahia, possui estágio pós-doutoral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e pela University of Cape Town/ South Africa (2021). Tem experiência em Literatura Brasileira, Crítica Biográfica, Literatura Comparada, Estudos sobre a nação e Estudos da Imagem e é autora de artigos relacionados a esses temas.

Publicado

2024-07-10

Cómo citar

Aguiar, A. L. L. e. (2024). ENEIDA MARIA DE SOUZA E O HIC ET NUNC DE SUAS NARRATIVAS IMPURAS. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 25(48), 231–234. Recuperado a partir de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/709

Número

Sección

RESENHAS

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.