"SUBSTÂNCIA", DE GUIMARÃES ROSA, E "CENA DE AMOR", DE VALDOMIRO SILVEIRA: SEMELHANÇAS E CONTIGÊNCIAS DE DUAS "HISTÓRIAS DE AMOR"

Autores/as

Palabras clave:

comparação literária, estrutura narrativa, motivos ficcionais, imaginário

Resumen

Depois de um breve mapeamento de como a crítica literária já associou os nomes de Guimarães Rosa e Valdomiro Silveira, passamos à análise comparativa de "Substância" e "Cena de amor", verificando não propriamente uma relação intertextual entre esses contos, mas uma série de expressivas semelhanças estruturais e temáticas que os aproxima. Como resultado, propomos a validade de se recuperar e valorizar um texto escrito por um escritor "menor", por meio de seu diálogo e contraste com uma criação de um autor consagrado e a constatação de seu papel específico de veiculação de diferentes sentidos e visões de mundo.

Biografía del autor/a

Frederico Antonio Camillo Camargo, Universidade de São Paulo

Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo.

Publicado

2024-06-05

Cómo citar

Camargo, F. A. C. (2024). "SUBSTÂNCIA", DE GUIMARÃES ROSA, E "CENA DE AMOR", DE VALDOMIRO SILVEIRA: SEMELHANÇAS E CONTIGÊNCIAS DE DUAS "HISTÓRIAS DE AMOR". Revista Brasileira De Literatura Comparada, 21(36), 79–89. Recuperado a partir de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/511

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.