CONECTANDO OS FRAGMENTOS DE JOSÉ ENRIQUE RODÓ: UMA ANÁLISE DOS ORIGINAIS DE ARIEL

Autor/innen

Schlagworte:

José Enrique Rodó;, manuscritos de Ariel;, memória., arquivo., América Latina;

Abstract

A obra Ariel, do pensador uruguaio José Enrique Rodó foi publicada pela primeira vez em 1900 e escrita num momento crucial da história do continente. O eixo principal deste artigo é realizar uma análise dos materiais preparatórios da obra, a partir de uma pesquisa realizada nos arquivos do autor, lotados na Biblioteca Nacional do Uruguai. A análise dos seus arquivos nos auxiliou na recuperação de muitas leituras e debates realizados por Rodó no momento em que antecede à conclusão da obra. Pudemos observar que as teorias filosóficas acessadas por ele foram encaradas como mecanismos de conexão entre Europa e América. A partir de cada material preparatório da obra, encontramos um Rodó que escrevia e reescrevia suas ideias de modo minucioso. Nossa tentativa foi buscar perceber como em meio a esse emaranhado de “rascunhos soltos”, “leituras diversas”, podemos fundir e observar uma interpretação da realidade americana em processo de construção.

Autor/innen-Biografie

Elisângela da Silva Santos, Universidade Federal de Jataí, Jataí, GO

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-FFC/Marília).

Veröffentlicht

2024-07-03

Zitationsvorschlag

Santos, E. da S. (2024). CONECTANDO OS FRAGMENTOS DE JOSÉ ENRIQUE RODÓ: UMA ANÁLISE DOS ORIGINAIS DE ARIEL. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 24(46), 159–178. Abgerufen von https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/671

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS

Ähnliche Artikel

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.