DESENHO E DISFARCE EM AUGUSTO DE CAMPOS

Autores

  • Kenneth David Jackson Yale University

Palavras-chave:

desenho, disfarce, redimensionamento, estrutura, linguagem

Resumo

Na obra poética, Augusto de Campos disfarça o significado verbal ao adotar técnicas ou estratégias de composição que desafiam a capacidade de compreensão do leitor, chamado a descobrir a chave da leitura diferente da norma. O desenho estrutural do poema concreto implica uma leitura em que o conteúdo visual, sonoro e estrutural seja muitas vezes o fator dominante para a compreensão da composição.

Biografia do Autor

Kenneth David Jackson, Yale University

Author of: Machado de Assis: A Literary Life (2015), Adverse Genres in Fernando Pessoa (2010), De Chaul a Batticaloa: As marcas do império marítimo português na Índia e no Sri Lanka (2005), Camões and the First Edition of The Lusiadas (CD-ROM, 2003); Portugal: As Primeiras Vanguardas (2003); Os Construtores dos Oceanos/Builders of the Oceans (1998); three CDs in the series The Journey of Sounds produced by EXPO '98/CNCDP (Lisbon, 1998); A Vanguarda Literária no Brasil (1998); A Hidden Presence: 500 Years of Portuguese Culture in India and Sri Lanka (1995); Sing Without Shame (1990); A Prosa Vanguardista na Literatura Brasileira: Oswald de Andrade (1978);
Editor of Joaquim Nabuco na República (co-edit, 2012), the Oxford Anthology of the Brazilian Short Story (2006), Haroldo de Campos: A Dialogue with the Brazilian Concrete Poet (2005); Experimental, Visual, Concrete: Avant-Garde Poetry Since 1960 (co-ed., 1996); Oswald deAndrade: 100 Years of Invention (ed., 1992); Transformations of Literary Language in Latin American Literature (ed.,1987).
Co-translator of Oswald de Andrade's Seraphim Grosse Pointe (1979) and Patricia Galvão's Industrial Park (1993). Organizer of the symposia "Goa: A Postcolonial Society Between Cultures" (2013), "POEM/ART:Brazilian Concrete Poetry" (2008); Portugal World Music (2007); GrandExpositions: Iberian and Latin American Modernisms in the Museum (2002); Contemporary Brazil Novel (2001); Staging Portuguese and Brazilian Theater (2000); Transcreation: on Haroldo de Campos (1999); Experimental, Visual,Concrete: Avant-Garde Poetry Since 1960 (1995); Oswald de Andrade: 100 Years of Invention (1990); Transformations of Literary Language in Latin American Literature (1987).
Named to the International Advisory Board of the Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos at the Universidade de Coimbra (Portugal); Associação Portuguesa de História; Academia da Marinha (Portugal)

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

Jackson, K. D. (2024). DESENHO E DISFARCE EM AUGUSTO DE CAMPOS. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 21(37), 47–61. Recuperado de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/524

Edição

Seção

ARTIGOS

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