FILHOS DE MULHERES ESCRAVIZADAS: CÉSAR DE LACERDA, MACHADO DE ASSIS E OS MISTERIOS SOCIAIS

Autores/as

Palabras clave:

escravismo, censura, mulheres escravizadas, Machado de Assis, César de Lacerda

Resumen

Em 1859, a peça Os mistérios sociais, de César de Lacerda, recebeu parecer negativo do Conservatório Dramático Brasileiro; dois anos depois, Machado de Assis reiterou os argumentos negativos do parecer anterior, mas liberou a peça para encenação. O protagonista do drama é um liberto, filho de uma mulher escravizada, sendo sua condição a causa da proibição original. Examinam-se as reações à proibição e posterior aprovação da obra, assim como sua relação com dramas nacionais em que está presente o tema das mães escravizadas e os reflexos sobre a liberdade de seus filhos na sociedade escravista brasileira.

Biografía del autor/a

Regina Zilberman

Regina Zilberman, Ph. D. em Romantística pela Universidade de Heidelberg (Alemanha), é professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UFRGS. É também professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UEMA, e pesquisadora sênior da FAPERJ/UFF. Fez estágios de pós-doutorado na London University (Inglaterra) e na Brown University (Estados Unidos). São algumas de suas publicações: Estética da Recepção e História da Literatura; A terra em que nasceste: Imagens do Brasil na literatura; Brás Cubas autor Machado de Assis leitor.

Publicado

2025-02-17

Cómo citar

Zilberman, R. (2025). FILHOS DE MULHERES ESCRAVIZADAS: CÉSAR DE LACERDA, MACHADO DE ASSIS E OS MISTERIOS SOCIAIS. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 26, e20240962. Recuperado a partir de http://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/747

Número

Sección

DOSIER

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>