DISSOLUTION AND APOTHEOSIS OF THE QUEER BODY IN THE LAZARUS HEART, BY THE TRANS AUTHOR POPPY Z. BRITE

Autores

Palavras-chave:

gótico queer;, estudos queer;, trans;, gênero;, crítica

Resumo

Em The Lazarus Heart, o autor trans Poppy Z. Brite realiza uma brutal anatomia do gênero e da sexualidade, examinado a violência e a abjeção imposta a indivíduos queer, em partícula a pessoas trans. Corpo, gênero e sexualidade ocupam papel central na obra do autor, o que permite que sua obra seja lida a partir do escopo do gótico queer, um interstício entre os estudos do gótico e os estudos queer. Berenice Bento comenta que corpos transexuais são fabricações geradas por tecnologias específicas, ao passo que Judith Butler define gênero como performance, duas questões centrais à analise que proponho no presente ensaio. Meu objeto é discutir o desenvolvimento do tema do corpo no romance de Brite, atendo-me à violência infligida e à reabilitação do corpo, assim como ao desenvolvimento da personagem Lucrece.

Biografia do Autor

Andrio J. R. dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), trabalha com
ficção gótica. Atualmente está vinculado ao estágio pós-doutoral do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFSM, Bolsa PNPD/CAPES, sob supervisão do prof. Dr. Anselmo Peres Alós.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

Santos, A. J. R. dos. (2024). DISSOLUTION AND APOTHEOSIS OF THE QUEER BODY IN THE LAZARUS HEART, BY THE TRANS AUTHOR POPPY Z. BRITE. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 23(44), 90–99. Recuperado de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/627

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.