PODER NAS MARGENS: REPRESENTAÇÕES MACHADIANAS DE NEGRITUDE E BRANQUITUDE NO CONTO “A CAUSA SECRETA”

Autores

Palavras-chave:

Machado de Assis, representação, negritude, capoeira, personagens negros

Resumo

Considerando comentários críticos relacionados à ausência de tratamento de questões étnicoraciais negras por parte de Machado de Assis em suas obras, o presente estudo pretende aventar hipóteses relacionadas a estratégias de representação literária de personagens e de estruturação de temas e tramas, utilizadas pelo autor, que podem revelar outras abordagens possíveis no tocante à negritude e à branquitude retratadas narrativamente. Partindo da análise do conto “A causa secreta”, de Machado de Assis, visamos ainda refletir sobre as diferentes representações da figura do capoeirista na história e na literatura brasileira. Tem-se como hipótese que a representação machadiana de capoeiristas no conto selecionado, embora sutil, acaba por elevá-los à condição de personagem histórico-social coletivo de poder numa trama em que os protagonistas são personagens brancos, de alto poder aquisitivo, marcados e pautados por diferentes patologias. A pesquisa se apoiará nas concepções de dispositivo de racialidade, de Sueli Carneiro, de pacto de branquitude, de Cida Bento, de união a partir de um inimigo comum, de Frantz Fanon e de contextualização histórica da capoeira, de Letícia Vidor Reis. Quanto à representação literária de personagens, nos apoiaremos nos estudos sobre a personagem de ficção, conforme Antônio Candido, e polifonia, conforme Mikhail Bakhtin.

Biografia do Autor

Mei Hua Soares, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Doutora em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Bacharel e Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) com bolsa de iniciação científica (CNPq). Graduanda em Pedagogia - FEUSP. Docente do curso de Pedagogia da UNIFESP. Atuou por quatorze anos na rede pública estadual de São Paulo como professora efetiva de Língua Portuguesa. Foi docente de Língua Portuguesa, Redação e Literatura em instituições de ensino superior em cursos de graduação em Comunicação Social (Jornalismo/ Publicidade e Propaganda/Rádio, TV e Internet), Pedagogia, Direito e Artes Cênicas. Atriz e dramaturga do grupo Teatro Popular União e Olho Vivo e coautora do livro Bom Retiro, Meu Amor: Ópera-Samba. Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo (CNPq). Publicou artigos científicos e desenvolve pesquisas sobre literatura, educação, teatro, comunicação, jornalismo e linguagem.

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Soares, M. H. (2025). PODER NAS MARGENS: REPRESENTAÇÕES MACHADIANAS DE NEGRITUDE E BRANQUITUDE NO CONTO “A CAUSA SECRETA”. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 26, e20240981. Recuperado de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/757

Edição

Seção

DOSSIÊ

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.