O DANTE ALIGHIERI DE MACHADO DE ASSIS: O INFERNO XXV ENTRE CRÍTICA TEXTUAL E TRADUÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Machado de Assis, tradução, Dante Alighieri, critica textual

Resumo

Em 1874, Machado de Assis publica a sua tradução do canto XXV do Inferno de Dante. A nossa hipótese é de que a escolha desse canto depende de uma ambivalência estrutural: por um lado, Inferno XXV apresenta uma forte compatibilidade com o discurso romântico; por outro lado, permite a Machado um afastamento gradual desse discurso, graças a um gosto “metamórfico” conciliável com a estética parnasiana. O presente estudo tentará demonstrar, através de um caminho crítico-filológico, que a edição italiana da Comédia utilizada por Machado para a referida tradução é de proveniência francesa, publicada em Paris, em 1868, pela editora Firmin Didot.

Biografia do Autor

Yuri Brunello, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil/CNPq

Yuri Brunello é professor do DLE-UFC, professor Permanente do programa de Pós-Graduação em Letras da UFC, membro do collegio docenti do Dottorato in Lettere e Culture Classiche e Moderne (Università degli studi di Genova), external affiliate do Center for Italian Studies da University of Notre Dame (EUA) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/PPGEL da UNEB. Obteve o doutorado na Università La Sapienza de Roma em 2012. Em 2015 foi visiting scholar na Stanford University (UEA). Graduado em Letras pela Università di Genova, conseguiu seu título de Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Publicou a monografia Nelson Rodrigues pirandelliano (2016). Organizou a edição italiana dos escritos de Gramsci sobre Pirandello (2017). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC (2019-2021). Realizou um pós-doutorado sob a supervisão de Marco Berisso da UNIGE. Desde 2023 é referente da UFC do Cooperation Agreement com a UNIGE. É membro do grupo de pesquisa Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto e é líder dos grupos de pesquisa O Sul Global entre Auerbach e Peirce e Modernidade transibéricas. Estudos interdialógicos. Em 2022 tornou-se pesquisador de produtividade PQ2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Brunello, Y. (2025). O DANTE ALIGHIERI DE MACHADO DE ASSIS: O INFERNO XXV ENTRE CRÍTICA TEXTUAL E TRADUÇÃO. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 26, e20240977. Recuperado de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/754

Edição

Seção

DOSSIÊ

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.