OUTROS MODERNISMOS: BRUNO DE MENEZES, O FESTEJO DO MUNDO E AS IDENTIDADES AMAZÔNICAS

Autores

Palavras-chave:

Literatura Brasileira; , Bruno de Menezes; , modernismos; , identidades amazônicas.

Resumo

.Este artigo busca apresentar análise estética de poemas de Bruno de Menezes, que se tornou notável em Belém do Pará como um dos enunciadores do modernismo. Em pesquisa realizada na revista Poesia sempre, com o objetivo de pensar os modernismos brasileiros e a relevância de se ressignificar o debate sobre linguagem, pluralidade e identidade, descobriu-se que, em 1993, houve o lançamento de uma coleção denominada "Lendo o Pará", na qual o volume 14 fora dedicado ao escritor. Quase trinta anos depois, sob a batuta das comemorações da Semana de 22, percebemos que Bruno permanece com pouca expansão pelo país e pelo mundo. Destaca-se a relevância de sua produção como pioneira sobre a região amazônica, revelando uma escrita fina, rica no diálogo com outras culturas e em movimento de ruptura com os modelos clássicos de composição desde a publicação de "Arte Nova" na década de 1920.

Biografia do Autor

Carina Ferreira Lessa, UNESA/UFRJ

Carina Ferreira Lessa é doutora e mestre em Literatura Brasileira pela UFRJ e graduada em Letras pela mesma Instituição. Atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado no IEB/USP sob supervisão de Marcos Antonio de Moraes.Foi coordenadora do projeto de Pesquisa e Produtividade intitulado "Poesia Sempre: pesquisa e Literatura como caminhos para a sociedade contemporânea". É orientadora no curso de mestrado em Neurociências e Ciências da Educação da FICS/Paraguai. É professora nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia da UNESA. É membro da ALAB.

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

Lessa, C. F. (2024). OUTROS MODERNISMOS: BRUNO DE MENEZES, O FESTEJO DO MUNDO E AS IDENTIDADES AMAZÔNICAS. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 26(51). Recuperado de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/743

Edição

Seção

VARIA

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.