INTRODUÇÃO AO DOSSIÊ LITERATURA, CULTURA E (DES)GLOBALIZAÇÃO

Autores

Resumo

Em certo passado não muito distante (e com reverberações importantes nos debates público e acadêmico ainda nos dias atuais), muitas análises identificavam a globalização com transformações mundiais, em curso sobretudo desde o último quarto do século passado, que estariam avançando uma promessa de dissolução geral de fronteiras culturais, políticas e econômicas em direção a uma integração global. Em contraposição a essa perspectiva, nas últimas décadas ganharam força interpretações, em diversos campos de conhecimento, que buscam mostrar como a contemporaneidade é marcada não pela dissolução, mas antes pela proliferação de fronteiras dentro e fora dos Estados e das culturas nacionais. Além disso, tem-se insistido na importância de considerar a globalização por uma perspectiva atenta a historicidades de mais longo prazo, indissociáveis da própria constituição do mundo moderno e seus processos de colonização.

Biografia do Autor

Anderson Bastos Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG

Professor de Língua e Literatura no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Inglês) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Letras - Teoria Literária - pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e Doutor em Letras - Literatura Comparada - pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010).    

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

Martins, A. B., & Lage, V. C. (2024). INTRODUÇÃO AO DOSSIÊ LITERATURA, CULTURA E (DES)GLOBALIZAÇÃO. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 25(49), 03–08. Recuperado de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/713

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO