EMBURRECIMENTO E ESTUDO

Autores

Palavras-chave:

Letras;, Literatura.

Resumo

A partir do tripé ensino, pesquisa e extensão e de seus desdobramentos particulares na área dos estudos literários, este artigo discute o emburrecimento acadêmico como resultado da hiperatividade ininterrupta e do empreendimento incessante tomados como fins em si mesmos. Entre outros fenômenos, o texto aborda a centralidade do didatismo e do tempo obrigatório exigido em sala de aula, o caráter produtivista da universidade neoliberal e a naturalização da forma artigo como veículo fundamental de escrita, bem como o recente caso da curricularização da extensão, propondo a ênfase no estudo como único antídoto possível para esse estado de coisas.

Biografia do Autor

Fabio Akcelrud Durão, Universidade de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Literatura (2003) pela Duke University, EUA. Professor livre docente do Departamento de Teoria Literária da Unicamp. Campinas, São Paulo.

Pesquisador do CNPq.

André Cechinel

Doutor em literatura (2011) pela UFSC. Professor de Letras da UNESC.

 

Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2024-07-10

Como Citar

Durão, F. A., & Cechinel, A. (2024). EMBURRECIMENTO E ESTUDO. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 25(48), 188–198. Recuperado de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/706

Edição

Seção

VARIA

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