DEPENDÊNCIA CULTURAL E MEMÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Dependência cultural, línguas e literaturas estrangeiras, espanhol e literaturas hispânicas, memória discursiva, Colégio Pedro II

Resumo

Neste artigo discutimos a problemática da dependência cultural na memória discursiva que atravessa a relação entre o ensino de línguas e de literaturas estrangeiras no Brasil, com ênfase sobre o lugar singular ocupado pelo espanhol e as literaturas hispânicas neste contexto. Nossa investigação focaliza arquivos históricos do Colégio Pedro II, considerado escola-modelo da educação nacional desde o século XIX até meados do século XX.

Biografia do Autor

Antonio Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Letras Português-Espanhol, Mestrado em Literatura Brasileira e Teorias da Literatura e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN/UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Pensamento teórico-crítico sobre o contemporâneo. Membro do GT Literatura e Ensino, da Anpoll. Realiza pós-doutorado no Instituto de Romanística, da Universität Potsdam (Alemanha). Vem atuando nos seguintes temas: leitura literária em língua estrangeira; formação de professores de línguas e literaturas estrangeiras; políticas linguísticas e literárias na América Latina; translinguismo literário.

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

Andrade, A. (2024). DEPENDÊNCIA CULTURAL E MEMÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 22(41), 117–131. Recuperado de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/591

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ARTIGOS

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