POÉTICAS DO CONHECIMENTO: REPRESENTAÇÕES DOS SABERES AMAZÔNICOS EM NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

Palavras-chave:

Amazônia, descolonização, conhecimento, literatura, literatura indígena, cinema latino-americano

Resumo

Propõe-se, a partir da análise do filme colombiano El abrazo de la serpiente (2015) de Ciro Guerra e do livro A queda do céu (2016) do xamã yanomami Davi Kopenawa, discutir como narrativas contemporâneas têm representado a questão da validade e relevância do conhecimento produzido pelos povos originários da Amazônia. A questão em pauta é, portanto, como nessas narrativas são realizados deslocamentos epistemológicos e políticos que problematizam a centralidade historicamente conferida à perspectiva dos exploradores que, enquanto representantes do Ocidente europeu, desempenharam papel de destaque na construção de um imaginário sobre a região, favorecendo a consolidação de estereótipos e o consequente apagamentos de múltiplas e importantes contribuições dos povos locais. Entende-se, dessa forma, que essas narrativas são estratégicas na medida em que, por meio de procedimentos e formulações próprios, afirmam a legitimidade e a autoridade dos povos indígenas como produtores de conhecimento, bem como ressaltam os seus desdobramentos socioculturais, econômicos e políticos.

 

Biografia do Autor

Claudete Daflon, UFF

Doutora em Letras pela PUC-Rio (2002), atualmente é Professora Associada de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Daflon, C. (2024). POÉTICAS DO CONHECIMENTO: REPRESENTAÇÕES DOS SABERES AMAZÔNICOS EM NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 22(39), 14–25. Recuperado de https://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/551

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ARTIGOS

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