EREDITÀ E RIAPPROPRIAZIONI INDIGENE DECOLONIALI DELL’ANTROPOFAGIA DI OSWAL DE ANDRADE

Autores

Palavras-chave:

Antropofagia;, Oswald de Andrade;, Jaider Esbell;, saperi indigeni;, cultura brasiliana contemporanea.

Resumo

Ripercorrendo il successo e il lungo cammino dell’Antropofagia culturale di Oswald de Andrade, l’articolo intende riflettere sul modo in cui è stata recentemente risignificata a partire da contributi teorici e artistici indigeni. Considerando le critiche mosse da tali riappropriazioni, questo testo si propone di leggere l’Antropofagia come proposta onto-politica di alleanza e trasformazione decoloniale, in connessione con produzioni e scritture contemporanee.

Biografia do Autor

Alessia Di Eugenio, Universidad de Bolonha

Alessia Di Eugenio é pesquisadora no Departamento de Línguas, literaturas e Culturas Modernas da Universidade de Bolonha. Atua no campo dos estudos culturais e descoloniais brasileiros e atualmente trabalha sobre “literaturas menores”, feminismos, memórias e contrapoderes na literatura brasileira contemporânea.   

Terminou em 2022 um pos-doutorado sobre memória e escrita das mulheres sobre a ditadura militar brasileira. Doutora em Estudos Literários e Culturais em 2018 com uma tese sobre a teoria da Antropofagia e suas repercussões contemporâneas na interseção entre Filosofia, Literatura e Estudos Culturais. Mestra em Filosofia em 2014 com uma dissertação intitulada La teoria dell'Antropofagia di Oswald de Andrade. Divorando il pensiero occidentale da una modernità periferica. Realizou períodos de estudo e estágios de pesquisa na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade de Campinas.

Downloads

Publicado

2024-07-10

Como Citar

Di Eugenio, A. (2024). EREDITÀ E RIAPPROPRIAZIONI INDIGENE DECOLONIALI DELL’ANTROPOFAGIA DI OSWAL DE ANDRADE. Revista Brasileira De Literatura Comparada, 25(48), 28–38. Recuperado de http://rblc.com.br/index.php/rblc/article/view/697

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.